Línea de Investigación y Docencia

Descubra las líneas de investigación de PPGCTA

Química de Alimentos y Bioprocesos

Caracterizaciones y transformaciones químicas y bioquímicas de alimentos; ómicas en Ciencia y Tecnología de Alimentos con estrategias de análisis molecular, mapeo de genes, identificación y cuantificación de nutrientes y metabolitos y signos...

Tecnología y Innovación en Alimentos

Procesos y técnicas que intervienen en la pre y poscosecha de alimentos. Desarrollo de procesos innovadores de industrialización. Estudios de secado, almacenamiento y conservación de materias primas y productos alimenticios. Calidad, procesamiento y conservación...

El programa

Conoce nuestro programa.

Criação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) foi criado em 1983, teve o ingresso da primeira turma em 1985, obtendo credenciamento pela Capes inicialmente como Curso de Mestrado, desde 2000 também como Doutorado.

Missão

Formação qualificada de profissionais em Ciência e Tecnologia de Alimentos, nos níveis de Mestrado e de Doutorado, com a capacidade destacada na geração de conhecimento e da transformação desse conhecimento em bem social.

Bolsas

O PPGCTA conta com bolsas do Programa de Demanda Social da CAPES, do CNPq e de projetos de cooperação.

Discentes

O perfil do corpo discente, renovado anualmente com uma procura média em torno de 45 candidatos para Mestrado e 25 para Doutorado, é composto de profissionais de Agronomia, Biologia, Bioquímica, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Farmácia, Nutrição, Química, Química de Alimentos, Química Industrial, Veterinária, Viticultura e Enologia. Em todas linhas de pesquisa e projetos de pesquisa do PPGCTA há participação de acadêmicos de cursos de graduação, com ou sem bolsas de iniciação científica.

O Egresso

Com base na atualização do egresso de 2017-2020 (titulados entre 2012-2020), o diagnóstico é: a) 93% dos egressos atuam na área de qualificação obtida; b) 90,0% dos titulados no nível de mestrado dão continuidade aos estudos em níveis mais elevados. Dos 246 egressos de 2012-2020, tem-se: a) 51,4% dos egressos atuam em instituições de ensino superior; b) 6,0% atuam em instituições de pesquisa e/ou órgãos de gestão agroindustrial; c) 25,2% atuam em empresas privadas e/ou como profissionais liberais; d) 13,8% estão cursando Doutorado; e) 2,0% atuam em atividades que não são da área de qualificação; f) 1,6% sem informações acerca de sua atuação.

Histórico do Conceito CAPES

1997-1999: Conceito 3; 2000-2002: Conceito 4; 2003-2005: Conceito 4; 2006-2008: Conceito 5; 2007-2009: Conceito 4; 2010-2012: Conceito 5; 2013-2016: Conceito 5. 2017-2020: Conceito 6.

Internacionalización

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