Caracterizações e transformações químicas e bioquímicas dos alimentos; Ômica em Ciência e Tecnologia de Alimentos com estratégias de análises moleculares, mapeamento de genes, identificação e quantificação de nutrientes e metabólitos e sinais distintivos em alimentos; Contaminantes em alimentos e resíduos agroindustriais; Microbiologia aplicada à ciência e tecnologia de alimentos com caracterização e aplicação de microrganismos com potencial biotecnológico e bioprocessos em alimentos; Análises microbiológicas, físico-químicas, bioquímicas e toxicológicas relacionadas a produção de alimentos seguros. Biodisponibilidade de micronutrientes e compostos bioativos de alimentos associados à saúde.
Descrição: Ferramentas e estratégias de análises moleculares, mapeamento de genes, identificação e quantificação de nutrientes e metabólitos e sinais distintivos em alimentos.
Descrição: Análise, identificação, quantificação e controle de contaminantes e resíduos físicos, químicos e biológicos em alimentos e resíduos agroindustriais, além do aproveitamento de subprodutos agroindustriais e agroalimentares.
Descrição: Caracterização e aplicação de microrganismos com potencial biotecnológico e bioprocessos em alimentos.
Descrição: Análises microbiológicas, físico-químicas, bioquímicas e toxicológicas relacionadas a produção de alimentos seguros. Estudos avançados para controle e segurança dos alimentos (métodos automatizados e moleculares). Biodisponibilidade de micronutrientes e compostos bioativos de alimentos associados à saúde.
Saiba mais em:
lacem-ufpel.wixsite.com/lacem-en
Processos e técnicas envolvidas na pré- e pós-colheita de alimentos. Desenvolvimento de processos inovadores de industrialização. Estudos de secagem, armazenamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares. Qualidade, processamento e conservação de alimentos com técnicas de análises físico-químicas, microbiológicas, sensoriais, toxicológicas e nutricionais de controle de qualidade de alimentos. Desenvolvimento de métodos e técnicas inovadores de processamento e preservação de alimentos. Redução da quantidade de resíduos gerados e do desperdício nos sistemas alimentares e agroindustriais. Nanotecnologia aplicada à Ciência e Tecnologia de Alimentos
Descrição: Processos e técnicas envolvidas na pré- e pós-colheita de alimentos. Desenvolvimento de processos inovadores de industrialização. Estudos de secagem, armazenamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares. Desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de pré- e pós-colheita.
Descrição: Técnicas de análises químicas, físico-químicas, microbiológicas, sensoriais, toxicológicas e nutricionais de controle de qualidade de alimentos. Desenvolvimento de métodos e técnicas inovadores de processamento e preservação de alimentos.
Descrição: Redução da quantidade de resíduos gerados e do desperdício nos sistemas alimentares e agroindustriais, reaproveitamento de alimentos, aproveitamento de subprodutos e resíduos alimentares e reciclagem de nutrientes da cadeia produtiva ao consumidor.
Descrição: Uso da nanotecnologia para obtenção de processos e produtos de melhor desempenho ou desenvolvimento de novos materiais, insumos e produtos. Desenvolvimento de nanocompósitos a partir de materiais biopoliméricos para aplicação em embalagens de alimentos. Estudo de nanoemulsões para aplicações em alimentos. Nanoencapsulação de compostos biativos utilizando a técnica de electrospinning.
Saiba mais em:
www.labgraos.com.br
wp.ufpel.edu.br/sensorial/