home > Notícias > Qualidade de arroz e manejo de irrigação foram temas de dissertação defendida
Notícias

QUALIDADE DE ARROZ E MANEJO DE IRRIGAÇÃO FORAM TEMAS DE DISSERTAÇÃO DEFENDIDA
30/03/2018 - 17h03m

Aconteceu ontem, 29/03, a segunda defesa de dissertação do CMPCTA-UFPel. A discente Marília Rösler Vinhas apresentou o trabalho intitulado "Qualidade de arroz em função da época de supressão da água de irrigação" e foi aprovada pela banca examinadora constituída pelos professores Cesar Rombaldi e Moacir Elias e pelo Dr. Cristiano Dietrich Ferreira, atualmente pós-doutorando na UFPel. Marília foi orientada pelo professor Nathan Vanier e co-orientada pelo professor Maurício de Oliveira e pela Dra. Rosana Colussi.

Marília avaliou efeitos de 3 épocas de supressão da água de irrigação em 4 diferentes genótipos de arroz: XP113, XP115, Puitá Inta CL e Guri Inta CL. O estudo foi realizado na estação experimental da RiceTec Sementes, em Santa Maria, RS, na safra 2016/2017. Variáveis como rendimento de grãos inteiros, área gessada, grau de brancura, teor de grãos gessados, teor de amilose e temperatura de gelatinização foram avaliadas.

Segundo Marília, o trabalho partiu de demandas dos produtores e das indústrias e os resultados representam avanços no conhecimento sobre como o manejo de cultivo pode impactar na qualidade industrial do arroz. "O estudo mostrou que a supressão de irrigação aos 21 dias após a floração foi o melhor manejo para as 4 cultivares. Havendo necessidade em antecipar a retirada de água da lavoura, verificamos que a qualidade industrial dos grãos das cultivares híbridas XP113 e XP115 foi menos impactada, devido ao alto rendimento de grãos inteiros", comenta.




Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
Campus Capão do Leão - Universidade Federal de Pelotas, s/n
CEP 96010-900 - Caixa Postal 354 - Pelotas - RS
Telefone: (53)32757284 / secretaria.cmpcta@gmail.com