Cooperações
home > Cooperações

Principais colaborações e parcerias

Nosso Grupo de Pesquisa tem estabelecido importantes parcerias com outros centros de pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais. As principais interações em nível de Brasil, são com a Universidade de São Paulo, especificamente com o Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, onde já desenvolvemos pesquisas conjuntas sobre caracterização genética de L. monocytogenes e, mais recentemente, estamos realizando um trabalho de colaboração no projeto “Implantação de um centro colaborador em defesa agropecuária para avaliação de riscos microbiológicos em produtos de origem animal (CDA-ARMPOA)”, onde também participam a UNIFESP, UNESP, UFV e UFRGS. Além dessas, existe um trabalho conjunto com a Universidade de Viçosa, que envolve a caracterização fenotípica e molecular de Estafilococos coagulase positiva e uma colaboração com a UFRGS visando a caracterização genotípica de cepas de Salmonella spp. e de Estafilococos coagulase positiva envolvidos em surtos de infecção alimentar no Rio Grande do Sul.

Em nível internacional, estabelecemos parcerias com o Departamento de Ciência y Tecnologia de los Alimentos, do Instituto Nacional de Ciência y Tecnologia Agraria y Alimentaria (INIA), em Madrid, Espanha, onde foi desenvolvido um estudo para avaliação do Agar ALOA para detecção de células de L. monocytogenes injuriadas por altas pressões isostáticas. Na Alemanha, junto ao Center for Biotechnology (CeBiTec), da Universität Bielefeld, estudou-se o genoma da bactéria Xanthomonas arboricola, pv. pruni, através da técnica de microarray de DNA, q permitiu ampliar o conhecimento sobre essa importante bactéria fitopatogênica. Com a Universidade de Londres, Departamento de Doenças Infecciosas e Tropicais, Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, estabeleceu-se uma importante parceria com o Prof. Dr. Brendan Wren que, num primeiro momento permitiu que se realizasse a avaliação do genoma das cepas isoladas por nosso grupo, através da técnica de microarray de DNA. Com a Universidade de Purdue, EUA, iniciamos recentemente um trabalho cooperativo, também com Listeria monocytogenes como bactéria alvo.

Cooperações locais, nacionais e internacionais

Para que o PPGCTA possa desenvolver projetos relevantes e atuais, com significativa contribuição para a C & T, à semelhança do que deve ocorrer com outros PPG, há necessidade de cooperação com outros Programas da própria instituição e instituições co-irmãs. Isso se faz necessário e é recomendado tendo em vista que, ao contrário de estabelecerem-se ações competitivas, otimizam-se recursos, evitam-se sobreposições e sombreamentos de ações e investimentos, e, como consequência, se obterem melhores e mais consistentes resultados. Essa tem sido a visão do PPGCTA. Por exemplo, nas três participações do Programa na concepção, estruturação e execução de projetos CT-INFRA, a forma de atuação procurou nuclear competências e infra-estrutura de modo a se otimizar a utilização na forma de multi-uso. No âmbito da UFPEL, as cooperações ocorrem com os PPG em Biotecnologia Agrícola, Agronomia, Fitossanidade, Ciência e Tecnologia de Sementes, Zootecnia e Sistemas de Produção em Agricultura Familiar.

No âmbito regional, IRGA, Embrapa – CNP Clima Temperado e CNP Uva e Vinho, Cientec, UFRGS (Microbiologia de Alimentos), UFSM (Núcleo de Pós-Colheita), FURG (Bioquímica e Tecnologia de Alimentos), Urcamp (Vitivinicultura), Emater (extensão rural), Sebrae (arranjos produtivos locais -APLs), OCERGS, Sindiarroz-RS, Cipel e Senai têm sido os principais parceiros. Em âmbito nacional, a Petrobrás, a Embrapa Caprinos Ceará; a Universidade de Ponta Grossa/PR; a EPAGRI de Santa Catarina; as indústrias de beneficiamento de arroz e o Sindarroz-SC, o Sindiato-To, o Saggoias-GO; a OCEPAR-PR, o Ministério da Agricultura; o SEBRAE no Programa Alimentos Seguros e Certificação de Unidades Armazenadoras (MAPA e CONAB), entre outros.Também merece destaque convênio com a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) de Minas Gerais, visando o desenvolvimento de atividades de pesquisas conjuntas com foco em S. aureus.

No âmbito internacional os intercâmbios efetivos têm ocorrido com:

INRA/ENSAT UMR990 - http://atg.toulouse.inra.fr/equipe/990.html - França - A equipe de pesquisa francesa coordenada pelo Dr. Mondher Bouzayen tem cooperado com o PPGCTA desde 1994, em temática incluindo a "Biologie moléculaire et physiologie de la maturation des fruits". Dessa cooperação já se realizaram três teses e várias publicações.

JOHN INNES CENTER - http://www.jic.ac.uk/corporate/index.htm - Norwich - England. O pesquisador Leonardo Nora, recentemente titulado nessa instituição, vem investindo, conforme programado previamente à sua formação doutoral, no estudo de metabólitos secundários em plantas. O projeto tem cooperação com o JIC e prevê intercâmbio bilateral, especialmente para o isolamento, caracterização e quantificação de moléculas. O PPGCTA recebeu Profa. Dra. Cathie Martin, do Centro Inglês.

UNIVERSITY OF HALLE – ALEMANHA. Cooperação em andamento para estudo de metabolismo secundário de plantas, com especial atenção para alcalóides nortropânicos e tropânicos, coordenado pela Prof. Birgit Draeger, daquela Universidade, e pelo Prof. Leonardo Nora, representado o PPGCTA.

UNIVERSITÄT BIELEFELD – BIELEFELD/ALEMANHA Cooperação na área de Biologia Molecular/Alimentos/Microbiologia, incluindo doutorado sanduíche. A interação prevê cooperação técnico-científica com presença de brasileiros na Alemanha e de pesquisadores/professores/estudantes alemães no PPGCTA. Prof. Dr. Alfred Pühler – Coordenador do Laboratório de Genética – Centro de Biotecnologia – Universität Bielefeld.

INRA – Angers – Cooperação em estudos de qualidade de rosáceas, com destaque para maçã. O Dr. François Laurens mantém cooparação com a Embrapa – Uva e Vinho e com a UFPel, proporcionando trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, tanto no melhoramento genético assistido, quanto na compreensão de eventos relacionados à aquisição de parâmetros de qualidade de frutos.

UNIVERSIDADE DE LONDRES. London School of High Hygiene and Tropical Medicine. Sob a coordenação do Dr. Brendan Wren e do Prof Wladimir Padilha da Silva, com o envolvimento da Dra. Élen S. Nalério (na atualidade pesquisadora da Embrapa), iniciaram-se as cooperação no estudo da genômica estrutural e funcional de bactérias patogênicas.

Visitas
br.web-counter.net
desde 01/01/2012
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial
Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
Campus Capão do Leão - Universidade Federal de Pelotas, s/n
CEP 96010-900 - Caixa Postal 354 - Pelotas - RS
Telefone: (53)32757284 / ppgcta_secret@ufpel.edu.br